Ex-Tarifário de Importação
O "Ex" Tarifário é um mecanismo utilizado para redução temporária do imposto de importação de bens de capital (BK) e de informática e telecomunicação (BIT), quando não houver a produção nacional.
A utilização desse recurso possibilita o aumento da inovação tecnológica da empresa que por sua vez gera empregos e aumento de renda, afetando a economia nacional.
A JH Consultoria trabalha de forma eficiente na verifcação da inexistência dos produtos solicitados na produção nacional e também nos procedimentos para concessão do regime de importação "Ex" Tarifário.
Estamos preparados para ajudar os nossos clientes a usufruir desse recurso que irá ajudar no crescimento da empresa e da economia com um todo.
Tags: o que é ex-tarifário, redução imposto importação, regime de importação
Perguntas Frequentes
Segundo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, a Sigla NBS significa: Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que produzam Variações no Patrimônio. A NBS é um classificador de 09 dígitos, para serviços em geral, com estrutura semelhante a da Nomenclatura Comum
A NBS foi elaborada pelo Subgrupo Técnico Nomenclatura (Portaria nº 01, da Comissão do Siscoserv, de 19/09/2008) com base na Central Product Classification, Versão 2.0 draft (CPC 2.0), das Nações Unidas e contou com a participação de representantes da RFB/MF, da SCS/MDIC, BACEN e IBGE.
A NBS é composta atualmente por 6 seções com 27 capítulos, atualmente, somadas, são mais de 1.150 posições e subposições, na NBS.
O Código NBS é de grande Importância, pois através deste é que se Classifica o TIPO do Serviço que foi Adquirido ou Vendido pelas empresas e também determina-se a Data para Início das Prestações das Informações no SISCOSERV. Lembrando que caso o Código NBS informado no SISCOSERV esteja Inexato este estará sujeito a penalidade.
lll – por apresentar declaração, demonstrativos ou escrituração digital com informações inexatas, incompletas ou omitidas: 0,2% (dois décimo por cento), não inferior a R$ 100,00 (cem reais), sobre o faturamento do mês anterior ao de entrega da declaração, demonstrativo ou escrituração equivocada, assim entendido como a receita decorrente das vendas de mercadorias e serviços. (Incluído pela Lei nº 12.766, de 2012)
3º A multa prevista no inciso l será reduzida à metade, quando a declaração, demonstrativo ou escrituração digital for apresentada após o prazo, mas antes de qualquer procedimento de ofício. (Incluído pela Lei nº 12.766, de 2012).
Fonte: http://www.planalto.gov.br